Como funciona o Google Analytics?

Tempo de leitura: 2 minutos

O Google disponibiliza diversas ferramentas de otimização para seu site. Entre elas, uma ferramenta gratuita permite analisar as estatísticas de visitação do mesmo. Essa ferramenta é o Google Analytics.

            Mas que ferramenta é essa e como funciona?

            O Google Analytics é um API (Application Programming Interface –  Interface de Programação de Aplicativos). Essa poderosa ferramenta foi desenvolvida para ser utilizada por desenvolvedores de sites e por profissionais de SEO (Search Engine Optimization –  Otimização para Mecanismos de Busca).

Esses profissionais utilizam o Google Analytics para acompanhar o fluxo de visitação do site, quais palavras-chaves (keywords) associadas a ele, além de variáveis, como a quantidade de visitação diária. Essas informações são retiradas do próprio Google diariamente.

            Com todas essas possibilidades, essa poderosa ferramenta, segundo dados recentes, é a mais utilizada no mundo.

            Para utilizar essa ferramenta, inicialmente é necessário uma conta Google. Depois, basta acessar a página do Analytics e criar uma conta no aplicativo. A página solicitará, então, alguns dados de seu site. Cabe lembrar que esses dados são mantidos em sigilo, de acordo com a política de privacidade do mesmo. Os dados não são repassados. Você deverá informar o nome da conta, que será um facilitador para entre tantos sites você identificar qual quer analisar; a URL, ou seja, o domínio do site; qual seu país, qual fuso horário; por fim, escolha a categoria que melhor atende ao seu site. Leia o termo de contrato de serviços do Google Analytics e clique em “Criar Conta”.

            Pronto. Você já pode desfrutar dessa ferramenta do Google para análise de sites. Mas para que seu site seja analisado, você deverá inserir em todas as páginas de seu site um código de monitoramento gerado pelo Analytics. Para isso, clique na aba “Código de Acompanhamento”. Selecione o código gerado e insira-o em todas as páginas de seu site. Especialistas aconselham inserir o mesmo no header do seu site.

            Agora é só desfrutar da ferramenta. Entre com seu login e senha e você estará no painel de controle da ferramenta. Ali você poderá ver todas as informações sobre seu site. Dentre elas, existe uma opção para emissão de relatórios no canto direito. Clique, escolha o período desejado e você terá diversas informações do seu site, basta escolher.

            Pronto! Seu site conta agora com essa ferramenta que o ajudará a analisar o fluxo do mesmo e, a partir dos dados coletados, possibilitar a otimização do mesmo.

Sobre Flavio

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *